O Partido dos Trabalhadores nasceu em 10 de fevereiro de 1980. São 33 anos de luta por um Brasil melhor, de todos e todas.
Em Araraquara, esta luta também começou em 1979, quando um grupo de estudantes e trabalhadores organizaram ato de apoio aos metalúrgicos do ABCD que estavam em greve e desafiavam a ditadura militar.
Por uma regra da Justiça Eleitoral, o partido só pode se tornar legal quando conseguisse atingir 500 filiados.
Assim, depois das primeiras reuniões que aconteciam na Igreja Matriz de São Bento, lideradas por Carnesecca Neto, Leila Garita, Flávio Haddad, João Bosco Faria, Odair Del Grande, Sueli Guadalupe de Lima, Marcos Teixeira Correia, Edmilson De Nola Sá, Sinézio Inácio da Silva, entre outros.
O Partido surge em março de 1981, aos exatos 1 ano de fundação do Partido, após alguns meses , cumprida as exigências legais, oficializamos a fundação do PT de Araraquara em 1o. de maio de 1981. Um dia de sol forte e nossos corações felizes por termos chegado ao momento histórico de fundar um partido dos trabalhadores em nossa morada do sol.
Na ata de fundação do PT de Araraquara estiveram presentes e assinaram a ata: João Bosco Faria, Domingos Carnesecca Neto, Flavio Soares Haddad, Sueli Guadalupe de Lima, Nanci de Paula Gonçalves, Sinézio Inácio da Silva, Odair Del Grande, Edmilson De Nola Sá, Marcos Teixeira Correia, Leila Garita, Manoel de Araújo Sobrinho (estamos pesquisando todos os nomes para não deixar ninguém de fora).